terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Traqueostomia e hora favorita!

 

Apesar de necessário, a traqueostomia é uma das coisas mais chatas. Uma faca de dois gumes: ela salvou a vida do Quim (por ser a única opção), mas é delicada e impede muita coisa.

Pra quem não sabe, a traqueostomia nada mais é um orifício feito na traquéia, para quem precisa de ventilação mecânica por tempo prolongado (caso contrário, só entubação). Nesse orífício, que fica bem no pescocinho, é colocado uma cânula plástica.

A manutenção é diária: limpeza, curativo e o cordão que envolve (que não pode ser deixado solto de jeito nenhum, pois há risco da cânula sair) trocado toda vez que tomar banho, ou se necessário.

No banho, não pode deixar cair água dentro da cânula, ou seja: não pode mergulhar nem dar banho de chuveiro.

A traqueostomia junta muita secreção, e para isso eu tenho aqui em casa (cedido pela Secretaria de Saúde) um aspirador e sondas de aspiração descartáveis. Geralmente,  aspiro antes de cada mamada, mas tem dia que é o tempo todo: antes, depois, às vezes até mesmo durante (só em casos de emergência). Se bobear, até quando estou dormindo, estou aspirando o Quim! Brincadeira… (só a parte do "eu dormindo").

Ah, e tem a parte de sair na rua… não pode pegar poeira, então quando começar a sair com ele, tem que colocar algo para impedir poeira, mas algo que não bloqueie a respiração (uma gaze, por exemplo).

Apesar de ODIAR a hora da aspiração, tem uma hora do dia que o Quim ADORA… adivinhem?

     quim no banho 

 

Haja mãos habilidosas nessas horas…

13 comentários:

  1. Nossa, deve ser uma barra. Mas, acredito que Deus mande filhos especiais para pessoas especiais :) Sinta-se privilegiada! *----* Tive um professor que o filho tem a Síndrome de Ondine, e também precisa usar a traqueostomia. Imagino as mães habilidosas da Vitrola pra não deixar cair uma gota d'água HAHAHAHAHHA

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Rê, acho que o mais chato da traqueostomia são as pessoas mal educadas pela rua, que sempre vejo que ficam olhando como se fosse uma coisa de outro mundo, algumas não param nem quando recebem uma olhada bem feia da mãe da criança rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Gente, que medinho de deixar pingar agua, hein? Eu to apaixonada pelo bloginho do Temaquim e pelos desenhos, Re! Você quem faz, né? Uma riqueza!! <333

    ResponderExcluir
  4. Vitrola, gostei do blog viu? Simples e fofo! A ilustração do Temaquim ficou uma graça. Via chamando o filho deste jeitinho e não entendi porque. rs
    Pela descrição do procedimento da para notar quanto é trabalhoso.

    ResponderExcluir
  5. Que mamãe mais fofa e atenciosa!
    Imagino como deve ser seu dia, super atarefado, e tendo q ter tantos cuidados mais do que o necessário.
    bjos e continuarei visitando aqui.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de todo o trabalho a recompensa é muito grande. Deve ser muito bom vê-lo animado tomando banho, mesmo diante do trabalho extra que isso dá...
    Adorei o Blog do Quim.
    Beijos e carinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Rê é como diz minha mãe: Deus dá aquilo que a gente pode! Ele deu minha amiga uma pessoinha linda que será tão linda como você!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oie Re!!!
    eu vi uma reportagem de um homem que tem a traqueo e criou tipo de um tampão justamente por esse problema que vc citou, não pode pegar poeira e nem tampar a ventilação. Se vc quiser procuro pra vc quem foi, ele é brasileiro e as vzs ajuda a vc fazer um pro Quim!
    Beijos
    MaH

    ResponderExcluir
  9. Hey ^^

    Temaquim é guerreiro e mamãe ajuda...
    Medinho de entrar água.

    Xxx

    :: Loma

    ResponderExcluir
  10. Hey conterrânea.

    Não sei se cabe dizer parabéns pela força, creio que isso é condição para ser mãe e a minha dizia que ver um filho doente dói tanto quanto te dá forças pra cuidar dele.

    O Joaquim é muito abençoada por ter vocês assim como vocês o são por ter a oportunidade de ter um anjinho tão especial em suas vidas. Você,s eu marido e o mais velho devem estra aprendendo grandes lições e vendo a vida de um jeito completamente diferente depois da chegada do Quim.
    Não sei se você já está recebendo esse tipo de assistências mas tenho certeza que um profissional de fisioterapia pode ajudar muito a evolução respiratória e motora do Joaquim. Eu sou Fisioterapeuta especializada em Terapia Intensiva e apesar de nucna ter cuidado dos pequenininhos vi muitas vezes evoluções maravilhosas com a presença de um fisio na vida de uma criança especial. E quando eu digo maravilhosas eu quero dizer pequenas coisas, que não fariam a menor diferença pra muita gente mas que fazem um puta diferença na vida de quem tem necessidades especiais.
    Achei que seria importante dar a dica.

    Bjus e muito amor pra casa dos Vitrola.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela resposta lá no meu blog! o/

    ResponderExcluir
  12. Rê, seu nome do meio é Guerreira!
    Deus colocou o Quim no seu caminho porque, sabia que você seria capaz de cuidar dele com a maior força e dedicação possível!
    Só Deus pra saber, mas acho que eu não conseguiria ter essa força que você tem dentro de você!!! Você foi abençoada, e é abençoada todos os dias por essa dedicação linda!
    Tô sem palavras <3

    ResponderExcluir