Apesar de necessário, a traqueostomia é uma das coisas mais chatas. Uma faca de dois gumes: ela salvou a vida do Quim (por ser a única opção), mas é delicada e impede muita coisa.
Pra quem não sabe, a traqueostomia nada mais é um orifício feito na traquéia, para quem precisa de ventilação mecânica por tempo prolongado (caso contrário, só entubação). Nesse orífício, que fica bem no pescocinho, é colocado uma cânula plástica.
A manutenção é diária: limpeza, curativo e o cordão que envolve (que não pode ser deixado solto de jeito nenhum, pois há risco da cânula sair) trocado toda vez que tomar banho, ou se necessário.
No banho, não pode deixar cair água dentro da cânula, ou seja: não pode mergulhar nem dar banho de chuveiro.
A traqueostomia junta muita secreção, e para isso eu tenho aqui em casa (cedido pela Secretaria de Saúde) um aspirador e sondas de aspiração descartáveis. Geralmente, aspiro antes de cada mamada, mas tem dia que é o tempo todo: antes, depois, às vezes até mesmo durante (só em casos de emergência). Se bobear, até quando estou dormindo, estou aspirando o Quim! Brincadeira… (só a parte do "eu dormindo").
Ah, e tem a parte de sair na rua… não pode pegar poeira, então quando começar a sair com ele, tem que colocar algo para impedir poeira, mas algo que não bloqueie a respiração (uma gaze, por exemplo).
Apesar de ODIAR a hora da aspiração, tem uma hora do dia que o Quim ADORA… adivinhem?
Haja mãos habilidosas nessas horas…